sexta-feira, 23 de abril de 2010

Infância

Por Marco Antônio Silveira Clementino


"Sentado na calçada de canudo e canequinha
Tum plec tum bem
Eu vi um garotinho
Tum plec tum bem
Fazendo uma bolinha
Tum plec tum bem
Bolinha de sabão"

Quem dera que em todo local esses dizeres da musica Bolinha de Sabão cantada por Orlandivo e de autores desconhecidos fosse verdade.
A todo momento em que pensamos em infância nos vem a cabeça crianças felizes brincando sendo crianças, no entanto no Brasil e no mundo isso não é tão verdade, essas crianças felizes brincando em sendo literalmente crianças ocorre mais em classes medias altas, na qual a criança não necessita ir para o farol pedir esmola ou vender doces para arrecadar dinheiro, para que possa entrar em casa para dormir. Hoje em dia infelizmente ainda existem pessoas que se utilizam de seus filhos para ganhar dinheiro, e não é apenas aquelas crianças que estão sentadas nas calçadas das grandes metrópoles, também vemos esse caso da exploração infantil nas grandes emissoras de TV, não que seja culpa das emissoras, e sim dos pais, tem crianças que estão ali porque muitas vezes pedem para os pais, no entanto tem outras crianças sem nenhum talento que por serem bonitas, os pais levam os pequenos para os estúdios, nesse caso isso seria ainda um trabalho não perigoso.
Em todo o mundo temos 247 milhões de crianças que são privadas de uma infancia de liberdade, cerca de 73% (180 milhões) dessas crianças estão envolvidas nas piores e mais perigosas formas de trabalho, nas minas e com maquinaria. Dentre estas cerca de 6 milhões são escravizadas, e 2 milhões são forçadas a prostituírem-s, somente lembrando que são crianças de 4 a 17 anos.
Algumas dessas crianças sempre acabam se envolvendo com o tráfico, sendo assim que começam ajudando a identificar quando a policia chega no morro, com pipas e rojões, logo após estão fazendo o serviço de levar as drogas e até mesmo algumas crianças com menos de 15 anos andam armadas, o que é um absurdo, temos várias ONG's que cuidam das crianças, uma delas é
O Fundo das Nações Unidas para a Infância – UNICEF, que esta presente no Brasil desde 1950, liderando e apoiando algumas das mais importantes transformações na área da infância e da adolescência no País, como campanhas de imunização e aleitamento, a aprovação do artigo 227 da Constituição Federal e o Estatuto da Criança e do Adolescente, o movimento pelo acesso universal à educação, os programas de combate ao trabalho infantil, as ações por uma vida melhor para crianças e adolescentes no Semi-árido brasileiro. Junto a UNICEF, a Rede Globo, todos os anos promove o Criança Esperança que é conhecido em todo o Brasil, Criança Esperança é um projeto social com vistas à melhoria de vida de crianças carentes brasileiras e nesta parceria atualmente quem também participa é a UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura). O projeto é uma das mais bem-sucedidas marcas relacionadas a programas sociais dirigidos a crianças carentes de todo o mundo.
O Evento foi iniciado em 1986, com um especial de fim de ano em homenagem aos 20 anos do grupo humorístico Os Trapalhões Através de doações por telefone e, mais recentemente, pela Internet, o projeto arrecadou mais de R$ 190 milhões e apoiou mais de 5 mil projetos sociais, o equivalente a mais de 3 milhões de crianças beneficiadas diretamente.
Porém se você andar na rua da sua cidade não é isso que você vai ver, você irá acabar notando que ainda existem muitas crianças na ruas sendo vitimas de trabalho escravo e abuso físico.
No entanto quem pode mudar isso sou eu você, na verdade somos todos nós, basta querermos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário